Embora seja ainda muito cedo para determinar as causas do acidente que derrubou um avião na cidade de Vinhado (SP), na manhã desta sexta-feira (09), pilotos experientes e amadores já se pronunciaram dizendo que a situação de gelo extremo na altitude em que o avião voava pode ter causado a queda da aeronave que matou 62 pessoas.
O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o Brigadeiro almirante Marcelo Moreno, deve conceder uma coletiva logo mais às 17h30.
Além da investigação do Cenipa, a Polícia Federal também deve comandar uma investigação sobre as causas do acidente.
O Ministro de Porto e Aeroportos, Silvio Costa lamentou dobre o acidente e afirmou que o Governo Federal e o Governo de São Paulo estão acompanhando todas as ações: “Lamento profundamente o acidente envolvendo aeronave de passageiros, ocorrida em Vinhedo-SP. Manifestamos nossa solidariedade às vítimas dessa tragédia e seus familiares. Informo que falei com o Presidente Lula e com o Governador Tarcísio sobre o episódio. O Governo Federal ao lado do Governo do Estado de São Paulo está acompanhando todas as ações para o enfrentamento dessa trágica situação. A Anac e o Cenipa estão adotando as ações para o atendimento nos aeroportos e apurando as informações pertinentes ao caso. Estou nesse momento saindo de Itajaí, Santa Catarina, em deslocamento ao Estado de São Paulo para poder acompanhar todas as operações”, disse o ministro na rede social X.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou uma nota em que lamentou o acidente e em que diz que vai acompanhar as investigações do Cenipa.
“A Anac está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes. A Agência acompanha os desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)”, afirmou a agência em nota.