O presidente francês, Emmanuel Macron, elogiou nesta segunda-feira (05) a atuação de Brasil, Colômbia e México como interlocutores na crise política envolvendo a reeleição de Nicolás Maduro, na Venezuela. Macron telefonou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está no Chile.
“Macron elogiou a posição de Brasil, Colômbia e México emitida em nota conjunta na última quinta-feira (1/8), e a posição do país de estímulo ao diálogo entre o governo e a oposição venezuelana”, diz nota do Itamaraty. O presidente brasileiro teria reiterado seu compromisso com uma solução pacífica para a crise.
Segundo a nota, Macron também agradeceu a presença da primeira-dama, Janja da Silva, na abertura das Olimpíadas de Paris.
Na semana passada, Brasil, Colômbia e México reforçaram o pedido para que o regime divulgue as atas das urnas utilizadas na eleição do último dia 27.
“As controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser dirimidas pela via institucional. O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados”, disse a nota conjunta da semana passada.
Fonte: Valor Econômico