O Brasil registrou uma redução de 3,4% nas mortes violentas intencionais em 2023, conforme os dados divulgados pelo Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 18 de julho. O número de vítimas caiu de 47,9 mil para 46,3 mil.
Apesar da redução nacional, houve um aumento em seis estados: Alagoas (1,4%), Minas Gerais (3,7%), Mato Grosso do Sul (6,2%), Pernambuco (6,2%), Mato Grosso (8,1%) e Amapá (39,8%).
O relatório aponta que a violência é distribuída desigualmente no Estado. As regiões intermediárias de Maceió e Arapiraca apresentam taxas de 43,2 e 29,8 mortes por 100 mil habitantes, respectivamente.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas destacou que o Governo do Estado tem realizado grandes investimentos na área de segurança pública, buscando melhorias estruturais e no policiamento.
Confira a nota na íntegra:
“Atualmente, o Governo de Alagoas tem realizado os maiores investimentos na área da segurança pública do estado, buscando melhorias estruturantes, no policiamento preventivo e ostensivo e pensando na qualidade de vida dos profissionais das forças de segurança e salvamento.
Um montante de mais de R$ 500 milhões já foi empregado, em parceria com o Governo Federal, na aquisição de equipamentos e viaturas, construção e reformas de prédios públicos.
Nos últimos anos, a gestão tem adotado uma série de estratégias para conter a violência no estado, entre elas o reforço, fortalecimento e capacitação continuada do efetivo policial, intensificando o patrulhamento em regiões com altos índices de crimes; a integração entre as forças de segurança, com ações conjuntas entre as Polícias Civil e Militar, além de outros órgãos, de forma coordenada e eficiente; uso de tecnologia para auxiliar nas investigações com boas análises de dados criminais; e ainda a articulação de políticas de prevenção e policiamento comunitário, aproximando cada vez mais as forças policiais das comunidades.”