Não é novidade pra ninguém, o “emedebista” Renan Calheiros nunca escondeu o seu desejo na política de governar o estado de Alagoas, nos bastidores da política os rumores são de que Renan pode ser o sucessor de Paulo Dantas em 2026.
A possibilidade é real, a aliança com presidente Lula, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Victor e o atual governador Paulo Dantas, alem de contar também com 61 prefeitos filiados ao MDB, somados os prefeitos aliados que compõem outras siglas partidárias, podem credenciar o líder da família Calheiros ao governo do estado.
Na formação de uma eventual chapa, Marcelo Victor e Paulo Dantas podem concorrer as duas vagas para o senado, disputando contra o senador Rodrigo Cunha, Arthur Lira e JHC, que deve disputar o governo em 2026, que inicia o terceiro ano de seu mandato com a gestão aprovada por 80% dos maceioenses, percentual o coloca como um dos prefeitos de melhor avaliação do Brasil. Lira, como já especulado, deve disputar uma das cadeiras no senado.
Por enquanto, a política do clã dos Calheiros segue a mais pura tradição patriarcal nordestina, vale lembrar que tudo começou quando o patriarca da família, Olavo Calheiros, era presidente da Câmara de Vereadores de Murici antes do golpe militar de 64, e pelo visto, após 60 anos no poder, o clã dos Calheiros vem forte e vai continuar…