Search
Close this search box.
Search

Cocaína é encontrada em músculos e fígados de tubarões mortos em águas brasileiras

Imagem: Reprodução

Cientistas brasileiros revelam indícios de que tubarões foram expostos à cocaína nas águas do Rio de Janeiro. Segundo o estudo, publicado no Science of the Total Environment, 13 tubarões-bico-fino (Rhizoprionodon lalandii) foram encontrados com resquícios da droga em seus músculos e fígados.

PUBLICIDADE


Conforme a revista Science, o ecotoxicólogo Enrico Mendes Saggioro, do Instituto Oswaldo Cruz, sugeriu que esses animais poderiam estar entre as espécies com mais chances de absorver a droga, sendo diretamente da água, dos peixes que comem ou de pacotes da droga.

A equipe comprou os tubarões de pequenas embarcações de pescaria. Após analisaram os animais no laboratório, os cientistas realizaram testes nos tecidos dos músculos e dos fígados. Todas as amostras tiveram resultados positivos, com concentrações 100 vezes maiores do que já foi reportado sobre outras criaturas aquáticas.

A análise não revelou qual o efeito da droga no comportamento dos tubarões, mas uma das preocupações apontadas na pesquisa é como a presença da substância no fígado do tubarão pode atrapalhar a produção da vitelogenina, proteína que se torna a gema dos óvulos.

Todos os direitos reservados