Em entrevista ao jornal O GLOBO, Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do processo de escolha do próximo líder da Casa legislativa, mas sem interferir diretamente. Lira destacou que não haverá indicação nem veto do presidente, enfatizando a importância de um consenso entre os partidos para a sucessão.
Sobre os possíveis sucessores, Lira evitou afirmar preferências pessoais, destacando que os deputados Elmar Nascimento, Marcos Pereira e Antônio Brito são todos próximos a ele. Ele ressaltou que a decisão não será individual, mas sim fruto de um processo de construção que envolve o alinhamento de perfis com as necessidades da Câmara, diferente do que ocorreu no Senado.
Questionado sobre a possível rejeição de Elmar por integrantes do governo, Lira minimizou o impacto dessa hipótese, afirmando que o presidente Lula tem se mantido neutro no processo. Ele enfatizou a importância da participação do presidente sem imposições, visando uma solução consensual até agosto, para assegurar estabilidade administrativa na Câmara.
*com fonte: O Globo