Search
Close this search box.
Search

Dólar sobe e fecha a R$ 5,48, após falas de Lula sobre corte de gastos

Imagem: Reprodução

O dólar fechou em alta na quarta-feira (17), com a reação dos investidores às falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o quadro fiscal do país. Além disso, o mercado continuou a avaliar a participação do diretor de política monetária do Banco Central do Brasil (BC), Gabriel Galípolo, em um evento na terça-feira.

PUBLICIDADE


Após declarações de Galípolo na véspera, que reafirmaram que as expectativas de inflação passam por uma revisão e que o cenário de juros mais altos por mais tempo nos EUA fortalece o dólar, o presidente Lula voltou a entrar em polêmica.

Em entrevista feita para a TV Record, o presidente afirmou que não é obrigado a cumprir a meta fiscal e que ainda precisa ser convencido sobre um eventual corte de gastos em 2024. Lula, por outro lado, disse que a meta de déficit zero não está descartada e se comprometeu a cumprir o arcabouço fiscal.

“As falas do presidente acabaram reacendendo preocupações sobre o compromisso do governo sobre a gestão fiscal e a manutenção das regras fiscais vigentes”, afirmou a estrategista de investimentos da XP, Rachel de Sá, durante morning call da companhia.

Todos os direitos reservados