Search
Close this search box.
Search

Turbulências na distribuição de vacinas pelo Ministério da Saúde no governo Lula

Fachada do Ministério da Saúde durante pandemia do novo coronavírus...O Ministério da Saúde tem tomado várias medidas para intensificar a vigilância, o diagnóstico, tratamento e contenção do novo coronavírus...No Senado Federal, o teletrabalho ou home office vem sendo uma alternativa a partir das medidas de isolamento tomadas em função do coronavírus, assim como a restrição de acesso às dependências da Casa e a votação parlamentar remota, marco tecnológico para o Poder Legislativo...Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Ministério da Saúde do governo Lula (PT) entregou menos de 10% das vacinas atualizadas contra a Covid-19 prometidas para 2024. Com apenas 5,7 milhões de doses da Moderna adaptadas para a variante XBB distribuídas desde maio, a campanha enfrenta um ritmo lento e atinge um público-alvo limitado.

PUBLICIDADE


O plano inicial era distribuir 70 milhões de doses até o fim do ano, mas o ministério ainda não lançou o edital para a compra complementar. Em nota, a Saúde menciona um “novo processo de aquisição” em fase interna, sem previsão para o lançamento da disputa pública.

A falta de definição sobre prazos para finalizar a compra e entregar as novas doses aumenta a incerteza sobre o avanço da vacinação. A pasta também não divulgou quantas unidades do modelo atualizado foram aplicadas até o momento, aguardando ajustes técnicos para disponibilizar os dados na RNDS.

Todos os direitos reservados