Em meio a diversas denúncias, o secretário de Desenvolvimento Habitacional, Lucas Callado, alerta a população para não cair em golpes de venda ilegal de cadastro habitacional. Segundo Callado, as denúncias que chegam até a Prefeitura de Maceió dão conta de pessoas que teriam pago valores entre R$5 mil e R$10 mil para serem contemplados com a chave de um imóvel e acabaram descobrindo serem vítimas de um golpe. A venda de cadastro é ilegal.
Para a inscrição real do programa, é necessário ir pessoalmente à sede da Secretaria, no bairro Jaraguá. O cadastro no programa é feito de forma gratuita e apenas o agendamento é realizado via email, sem nenhum intermediário em contato com a população. Normalmente, esses golpistas se identificam como parceiros da Prefeitura e solicitam um pagamento para facilitar o acesso da vítima aos imóveis dos conjuntos habitacionais que estão sendo construídos pela gestão municipal.
“A população deve ficar ciente que o cadastro habitacional realizado pelo Município de Maceió é totalmente gratuito, não existe nenhuma taxa nem para agendar, nem para a inscrição, nem quando ganha o imóvel. Recebemos diariamente gente dizendo que pagou um valor e nós informamos que ela caiu em um golpe e mandamos procurar uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrêcia”, explica o secretário.