Search
Close this search box.
Search

Lula se vacinou contra dengue na rede privada, sem divulgar e antes da campanha do SUS

Imagem: Reprodução

Sem divulgação pública, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou a vacina contra a dengue no dia 5 de fevereiro, antes do início da campanha de imunização do SUS (Sistema Único de Saúde). A campanha começou quatro dias após a vacinação do presidente, em meio a falta de vacinas na rede pública que limitou a imunização ao grupo de 10 a 14 anos.

PUBLICIDADE


As datas de aplicação da vacina contra a dengue foram reveladas pela Presidência após um pedido da Folha de S.Paulo baseado na Lei de Acesso à Informação (LAI). As doses compradas pelo Ministério da Saúde estavam sob análise de controle de qualidade quando Lula se vacinou na rede privada, sendo liberadas apenas em 8 de fevereiro e aplicadas pelo SUS no dia seguinte.

O Brasil enfrenta a pior epidemia de dengue de sua história, com dados do Ministério da Saúde apontando 6 milhões de casos prováveis e 4 mil mortes pela doença em 2024, além de outras 2,8 mil em investigação. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência não explicou por que a vacinação de Lula contra a dengue não foi divulgada, como também não informou onde o presidente foi imunizado.

 

Todos os direitos reservados