Search
Close this search box.
Search

Pela primeira vez desde 2015, Nordeste é a região com maior atividade econômica do Brasil em 2024

Segundo o índice de atividade IBCR-NE do Banco Central do Brasil (Bacen), a economia da região nordeste avançou 3,2% no 1º trimestre de 2024, superando o índice nacional, que foi de 1%. Diante desse resultado, a região nordeste foi a que mais cresceu em atividade econômica no país, um cenário que não era mais visto desde 2015. Logo em seguida, é possível ver as regiões norte e sudeste, ambas com um crescimento de 3,1%, sendo seguidas pelo Sul, com 1,4%. A região Centro-oeste não apresentou aumento de atividade dentro do período analisado.

PUBLICIDADE


Para o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área responsável por pesquisa no Banco do Nordeste, a atividade da região foi beneficiada no começo do ano pelo avanço em Comércio e Serviços. Houve, inclusive, o aumento de 47% do volume de recursos destinados pela instituição para esses setores, passando de R$1,9 bilhão nos três primeiros meses de 2023, para R$2,8 bilhões nesse mesmo período de 2024.

“O Nordeste tem perspectiva de manter essa tendência de crescimento pelos próximos dez anos, e o BNB permanece apto para impulsionar o desenvolvimento regional para todos os setores da economia”, destacou o presidente do banco, Paulo Câmara. Analisando os estados separadamente, o Ceará registrou o maior crescimento, com 4,4%, um cenário que foi atribuído pelo Banco Nordeste ao aumento de vendas do comércio varejista (9,1%).

Todos os direitos reservados