O ex-deputado federal Jean Wyllys, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2021, defendeu publicamente a candidatura da ex-senadora e atual ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), à Presidência da República nas eleições de 2026.
Em entrevista ao canal Futeboteco, no YouTube, Wyllys, que é jornalista, professor e foi filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) antes de entrar no PT, entre 2009 e 2021, afirmou que é contra a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição daqui a 2 anos.
“Eu acho que era hora de o PT sair do protagonismo e vir para a retaguarda, se tornar coadjuvante, apostar no nome de Simone Tebet como cabeça de chapa”, disse o ex-deputado na entrevista. “Eu acho que o Lula não deveria se candidatar em 2026. Já deu”, completou.
Segundo ele, a chapa ideal para representar o governo na próxima eleição presidencial seria composta por Tebet, como candidata à Presidência, e Silvio Almeida, atual ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, para vice. Com o apoio de Lula, mas sem a participação direta do atual presidente da República.