O edital do Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos disponibiliza 60 vagas para Alagoas em 33 municípios. O objetivo é preencher as vagas disponíveis em diversas regiões do país, principalmente devido às aprovações dos médicos nas residências médicas. O edital foi divulgado na última quarta-feira (15).
Em todo o Brasil, existe 2.231 vagas distribuídas em 1.277 municípios. Nesta etapa, os gestores das prefeituras e do Distrito Federal devem indicar, de 16 a 22 de maio, quantas vagas serão preenchidas em cada local autorizado no edital. Após a etapa de validação das vagas dos municípios, o Ministério da Saúde publicará o chamamento aos profissionais.
Além da reposição, também estão previstas 66 novas vagas para populações quilombolas, que vivem em assentamentos rurais, em reservas extrativistas, e população ribeirinha para garantir o acesso à saúde nessas regiões de difícil provimento e fixação de profissionais.
“Este é um edital importante para a confirmação da disponibilidade de vagas por parte dos municípios que já fazem parte do programa. E é um passo fundamental para que possamos depois dar sequência no chamamento de médicos e com isso efetivar vagas que tiveram eventuais saídas, mas principalmente manter esse quantitativo de 28 mil profissionais dentro do programa Mais Médicos”, diz o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.