O Big Brother Brasil é o principal programa da emissora Rede Globo durante os três primeiros meses do ano. Além da audiência exorbitante, o reality também repercute diariamente nas redes sociais. A matemática é simples: quem patrocina o BBB? Lucra.
Em 2023, um dos principais patrocinadores do Big Brother Brasil é uma empresa conhecida por cometer um dos maiores crimes ambientais já registrados no mundo: a Braskem.
Em 2019, a empresa foi responsável pela destruição de um antigo bairro de Maceió, capital alagoana. O Pinheiro, assim como mediações nas redondezas, afundou após anos de extração de sal desenfreada. A tragédia premeditada parece ter tido apenas duas consequências: desalojamento de milhares de maceioenses, que perderam as suas casas e receberam um valor risível para tentarem reconstruir as suas vidas. E um espaço em um dos programas mais assistidos do Brasil para a Braskem.
Contando com quase 20% das citações (em outras palavras, propagando a marca) após o BBB estrear, os internautas começaram a demonstrar sua insatisfação com a Braskem.
Na internet, os internautas não estão satisfeitos com o acontecimento. Através de uma carta aberta, empresas instituições e moradores de alagoas repudiaram a presença da empresa no BBB23. Ademais, existe um abaixo-assinado pedindo para que a Globo tire a Braskem do quadro de anunciantes.