Dois ex-prefeitos informaram que irão disputar por uma cadeira na Câmara Municipal de Maceió nas eleições deste ano. Rui Palmeira (PSD) e Cícero Almeida (PDT) são pré-candidatos a vereador e, esperam pelas convenções partidárias que acontecerão em agosto, para confirmação de seus nomes na disputa por uma das 27 vagas disponíveis na próxima legislatura.
Rui Palmeira que foi prefeito da capital por dois mandatos (entre 2013 e 2020),se movimentou nessa direção após ver uma debandada no partido que preside em Alagoas. Após a janela partidária, Samyr Malta se filiou ao Podemos (de Rodrigo Cunha), Joãozinho – um dos defensores do legado do ex-chefe do Executivo no Parlamento – foi atraído pelo MDB, e Teca Nelma, que venceu o pleito de 2020 pelo PSDB e migrou para o PSD, agiu em Brasília e ingressou no PT (causando um mal-estar sem tamanho no diretório municipal dos petistas).
Desde que iniciou sua carreira política como candidato a deputado estadual, em 2006, ele tem dito que essa será a eleição mais difícil de sua vida. O principal desafio será como nome de maior expressividade no PSD, conseguir uma votação que atinja o quociente eleitoral. Analistas estimam que os partidos precisarão ter 14 mil votos para eleger um vereador.