O nome de Rafael Brito foi projetado pelo MDB com a promessa de ser um candidato de peso contra JHC nas eleições municipais de 2024, desde o ano passado o agora deputado federal vem trabalhando nas mídias para criar um cenário de polarização em Maceió, uma fantasia, já que aqui os Calheiros e seus candidatos não se criam num cargo executivo há pelo menos 40 anos.
Agora a aposta do MDB está em um político relativamente jovem, com pouca experiência, que só se elegeu como deputado pelo uso da máquina pública na estratégia da legenda de popularizar Brito sob a alcunha de “Tio Rafa” enquanto ele estava à frente da pasta da educação no estado.
Após o espetáculo realizado no lançamento de sua candidatura, onde, convenhamos, lotou de gente suplicando selfies com os Calheiros e com o atual governador, Rafael brito ficou em segundo plano. Os esforços de viralizar nas redes com denúncias e até “fake news” contra o atual prefeito de Maceió não lhe rendeu créditos.
Cerca de um mês depois do lançamento de sua pré-candidatura, Rafael brito caminha só, nem mesmo os aliados do MDB dão crédito ao pretensioso título de “concorrente de peso” atribuído ao deputado, já que há dificuldades até mesmo de encontrar um vice.
Brito gostaria de um vice Petista, na tentativa de uma maior aproximação com o presidente Lula, mas a legenda tirou o corpo fora e garantiu que vai seguir com a candidatura de Ricardo Barbosa à prefeitura, dando preferência a um vice que faça parte de sua federação, da qual o MDB não está incluso.
Assim, Rafael Brito segue nadando na ilusão de que é polo oposto que levará o pleito para prefeitura de Maceió a um segundo turno acirrado, porém sem as boias de apoio que o lançou à disputa, aparentemente nem os Calheiros acreditam mais nessa fantasia, Rafael brito está à deriva.
Fonte: Quarto Poder