Presentes na orla desde fevereiro deste ano, as lixeiras subterrâneas instaladas pela Prefeitura de Maceió foram alvo de vandalismo nesta semana. Localizadas na avenida Dr. Antônio Gouveia, na Pajuçara, as lixeiras são responsáveis pela coleta de lixo orgânico, reciclável e rejeitos.
Dentre os atos de vandalismos registrados pelos garis da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Arlub), estão tampas arrancadas e a tentativa de forçar uma cadeira no interior de uma das lixeiras. A falta das tampas prejudica diretamente o funcionamento mecânico dos equipamentos, já que são eletrônicas e o contato com as águas pluviais as prejudicam.
“Não é a primeira vez que registramos casos de vandalismos em equipamentos nossos, acontece também com os PEVs. A gente pede que a população cuide junto conosco, pois se trata de dinheiro público sendo desperdiçado, quando na verdade deveria ser economizado, tendo em vista que a lixeira evita que o lixo seja arrastado pelas chuvas e melhora a estética das regiões”, disse a diretora-executiva, Kedyna Tavares.