Search
Close this search box.
Search

“FÉ NO BRASIL”: governo Lula muda estratégia para aproximação com religiosos

O presidente Lula (PT) está buscando conquistar espaço entre o eleitores evangélico. A ala, dominada por pautas conservadoras, é a principal defensora do bolsonarismo. A última semana foi recheada de acenos mais diretos do chefe do Executivo — ação aconselhada por setores do governo. Em um encontro promovido  na Granja do Torto, com diversos setores da sociedade para tratar da “Petrobras além do petróleo”, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, afirmou que Lula tenta uma aproximação  como os eleitores evangélicos.

PUBLICIDADE


Durante a transição de governo, no fim de 2022, foi debatida a possibilidade de criar um projeto de criação de uma secretaria específica onde incluiria Assuntos Religiosos, porém, o presidente Lula resistiu à criação da pasta e preferiu apostar em sinalizações mais discretas não demonstrando preferência a nenhum grupo religioso, porém, colocou em campo ministros evangélicos que tentam ampliar o contato com essa fatia do eleitorado e política, como Wellington Dias, do Desenvolvimento Social; Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União; Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência.

Após constatar baixa popularidade entre o eleitorado evangélico, o Planalto preparou nas últimas semanas a campanha publicitária Fé no Brasil. O projeto busca mostrar de forma regionalizada os bons resultados do governo, nas visitas de Lula e seus ministros pelos estados, tanto que na  última semana, Lula evitou citar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas foi mais direto quando, na inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta de Ipojuca, em Pernambuco, e disse que “Deus não é mentira”, ao citar sobre o perigo da desinformação. “A gente não pode acreditar porque Deus não é mentira. Deus é a verdade. Ninguém pode utilizar o nome de Deus em vão como eles usam todo santo dia. É por isso que a gente vai ter que mudar este país”, declarou.

 

 

Todos os direitos reservados