O silêncio ensurdecedor do ex-secretário de educação de Alagoas e atual deputado federal, Rafael Brito, ecoa diante dos alarmantes números de analfabetismo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam o estado como líder nacional nesse indicador, com 14,2% da população com 15 anos ou mais incapaz de ler e escrever.
Enquanto o estado enfrenta uma crise educacional de proporções alarmantes, Rafael Brito, agora vice-presidente da Comissão de Educação, permanece em silêncio, sem oferecer soluções concretas para reverter esses números.
O governador de Alagoas, a época, Renan Filho, atual ministro do governo Lula, que permitiu esse triste recorde de analfabetismo, demonstra ainda, no atual governo de Paulo Dantas, uma falta de compromisso e eficácia na área da educação. Mesmo com programas como o Cartão Escola 10, lançado em 2021, na gestão de Renan, o estado não conseguiu dar os passos necessários para erradicar o analfabetismo e proporcionar uma educação de qualidade.