Policias das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), suporte nas operações especiais da Polícia Militar (PM) de São Paulo, mataram em tiroteio um homem apontado como líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), na Baixada Santista, na tarde do sábado (10).
Allan de Morais Santos, de 36 anos, conhecido como “príncipe do PCC”, estava em um Jeep Compass e, segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), tentou resistir a uma abordagem da polícia. Os agentes envolvidos na operação informaram que encontraram um fuzil no carro após o tiroteio. “O envolvido tinha passagens por tentativa de homicídio e associação criminosa”, informou a secretaria da Segurança, em nota.
Com essa morte, chega a 19 o total de mortos da nova Operação Escudo, uma ação da PM, deflagrada em 26 de janeiro após a morte do PM Marcelo Augusto da Silva, durante uma ação na Rodovia dos Imigrantes. Em dois meses, três PMs já morreram na Baixada Santista devido ao enfrentamento entre facções e as forças de segurança.