Esta semana, vereadores de Joaquim Gomes, cidade da Zona da Mata de Alagoas, realizaram uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município para verificar a procedência de denúncias recebidas através de pacientes da unidade. A ida das autoridades até o local confirmou a precariedade do cuidado com a saúde mental dos moradores do município.
“Apesar do comprometimento dos servidores que desejam desempenhar suas funções com excelência, a prefeitura e seu gestor não estão garantindo o mínimo necessário para que esses profissionais possam desempenhar suas atividades”, comentou a vereadora Rita do Araçá, que visitou a unidade juntamente com os parlamentares Márcia Geronimo e Alysson David.
Na visita, os vereadores se depararam com a ausência de psicólogos há três meses na unidade e a estrutura inadequada, o que prejudica o atendimento acolhedor e humanizado que deve ser realizado no local. Segundo os parlamentares, eles irão levar as questões ao legislativo para ser encontrada uma solução.