O senador Renan Calheiros (MDB) reagiu firmemente à declaração de João Paulo Nogueira Batista, conselheiro da Braskem, que minimizou o desastre causado pela mineração da petroquímica em Maceió. Em nota, Calheiros afirmou que o comentário de Nogueira Batista zomba da cidade e das mais de 57 mil pessoas afetadas, resultando na evacuação de cinco bairros, que agora se encontram praticamente abandonados.
A controvérsia surgiu quando João Paulo Nogueira Batista, CEO da Lojas Marisa e membro do conselho de administração da Braskem, declarou em sua página no Linkedin que “A ação coordenada de todos e a liderança da Braskem evitaram a tragédia. Não perdemos uma vida!”. O senador Renan Calheiros considerou a afirmação como um escárnio, destacando os impactos significativos no bem-estar de milhares de pessoas, empresas locais e a saúde mental da comunidade afetada.
Para Calheiros, a tentativa de Nogueira Batista de retratar a Braskem como uma “heroína” é enganadora diante da magnitude do desastre e das consequências profundas que a população de Maceió enfrenta desde então.