A Prefeitura de Maceió oferece o maior desconto na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 entre as capitais do Nordeste, segundo dados da Arrecadação Municipal. Com um desconto de 15%, a cota única digital da cidade empata com João Pessoa e fica atrás apenas de Campo Grande, Mato Grosso, e Manaus em nível nacional.
A cota única com o maior desconto deve ser paga até 31 de janeiro e é totalmente digital. Para emitir o boleto com os 15%, os contribuintes precisam acessar o site da Prefeitura de Maceió, em online.maceio.al.gov.br/n/iptu2024, e informar o número de inscrição imobiliária ou o CPF do titular do imóvel, juntamente com o CEP do endereço.
Além disso, os maceioenses podem utilizar a atendente virtual da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), a Roberta, para obter a guia de forma rápida e segura. O serviço está disponível no portal online.maceio.al.gov.br.
Aproveitando esse benefício, os contribuintes evitam a inadimplência, que pode resultar na inscrição do imóvel em dívida ativa, acarretando problemas fiscais, como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso. Os recursos arrecadados com o IPTU são direcionados para políticas públicas, incluindo obras, reformas e aquisição de equipamentos, contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à população pelo município.