Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com aproximadamente 54 mil pessoas, os brasileiros passaram a ter uma vida menos saudável, após a pandemia da Covid-19. Os principais indicadores são o aumento da obesidade, diabete, hipertensão e a redução da prática de atividade física.
O distanciamento social também resultou no crescimento do estresse, ansiedade e consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e de alimentos industrializados. A realização de atividade física no deslocamento para o trabalho também diminuiu, passando de 14,2%, em 2019, para 10,4%, em 2021, devido à ampliação do trabalho remoto.
“Os níveis de deslocamento mantiveram-se baixos após a pandemia, possivelmente por persistirem os trabalhos a distância, em home office, mas também pelo aumento do desemprego”, destaca a professora Deborah Malta, da Escola de Enfermagem da UFMG e primeira autora do estudo. A pesquisa foi executada com adultos de 18 anos ou mais, moradores das capitais dos 26 estados e Distrito Federal, cobrindo o período de 2006 a 2021.