Em parceria com a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) começou a notificar pocilgas clandestinas, existentes em vários bairros da capital alagoana. As notificações possuem prazo de retirada dos porcos entre 10 e 20 dias, dependendo da quantidade de animais em cada local.
As notificações visam o cumprimento da lei municipal n° 5.318/2003, que diz que a criança de suínos na zona urbana de Maceió é proibida, por representar grave risco à saúde pública, dado à possibilidade de aumento de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).
“Todas as pocilgas de Maceió estão sendo notificadas e, ao receber essa notificação, o proprietário terá um prazo para retirada dos porcos. Terminando o prazo sem realizar a retirada desses animais, nós iremos fazer o recolhimento deles”, comentou o chefe especial da VISA, Airton Santos, que também alertou que a carne suína consumida crua ou mal cozida, pode trazer prejuízos à saúde e, por isso, é de extrema importância a atenção durante o consumo.