O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja anunciar a indicação do ministro Flávio Dino para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e do subprocurador Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda-feira (27/11). As decisões, divulgadas a aliados no domingo (26/11), devem ser oficializadas antes do embarque de Lula para a Arábia Saudita, onde participará da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-28, em Dubai. O presidente retorna ao Brasil em 5 de dezembro.
O anúncio do nome de Flávio Dino para a vaga no STF, que está aberta desde a aposentadoria de Rosa Weber há mais de 50 dias, representa um marco importante. O presidente deve submeter a escolha ao Senado para aprovação. Flávio Dino, com uma carreira abrangente que inclui experiência como juiz federal, secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), deputado federal, governador do Maranhão e senador da República, atualmente serve como assessor da presidência do Supremo Tribunal Federal.
Enquanto isso, Paulo Gonet, apontado como favorito desde a saída de Augusto Aras da PGR em setembro, é cogitado para assumir o cargo interinamente ocupado por Elizeta Ramos. Gonet, com uma trajetória de mais de 30 anos no Ministério Público Federal, destaca-se como cofundador do Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP), ao lado do ministro Gilmar Mendes. A confirmação dessas indicações será aguardada com atenção, marcando mudanças significativas em cargos-chave do cenário jurídico nacional.