O Ministério dos Direitos Humanos confirmou ter financiado a viagem de Luciane Barbosa Farias, conhecida como a “Dama do Tráfico Amazonense”, a Brasília. Luciane é esposa de Cremilson dos Santos Faria, líder do Comando Vermelho no Estado e procurado pela polícia.
Ela participou do Encontro de Comitês e Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura nos dias 6 e 7 de novembro, com todas as despesas custeadas pelo ministério. Em comunicado, o ministério alegou que o comitê do Amazonas a indicou como representante para o evento, ressaltando que os comitês estaduais têm autonomia para fazer tais indicações.
Luciane Barbosa Farias, anteriormente investigada por sua associação ao Comando Vermelho e condenada a 10 anos por lavagem de dinheiro para uma organização criminosa, recorre em liberdade. Atualmente, ela integra uma ONG chamada Liberdade do Amazonas. Durante suas viagens a Brasília, Luciane conseguiu se reunir com dois secretários do Ministério da Justiça e uma coordenadora do Ministério dos Direitos Humanos, além de interagir com deputados.











