Search
Close this search box.
Search

Minas Gerais registra aumento de 31% em casos de Covid-19

Imagem: Reprodução

O estado de Minas Gerais registrou aumento em 31% de casos confirmados de Covid-19 no mês de outubro. Conforme o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram 16.102 casos em outubro, enquanto em setembro foram 12.286 confirmados. Além disso, foram 70 mortes confirmadas em setembro, quantidade maior do que 65 óbitos registrados em outubro.

PUBLICIDADE


“Esse aumento se dá principalmente pela circulação da EG5.1, chamada de éris, que é uma subvariante da linhagem da ômicron. Ela é muito mais transmissível e, em alguns casos, consegue superar as defesas obtidas pela vacina. As pessoas vacinadas podem ter a doença, mas sem gravidade”, alerta o médico infectologista Estevão Urbano.

Entretanto, o médico avisa que a variante pode ser mais severa em idosos e pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido, mesmo que estejam vacinadas. “É uma população que está mais propícia a ter casos mais graves, com internações e até mesmo óbitos”, completa o especialista.

O médico recomenda que as pessoas completem o ciclo vacinal contra a doença e fiquem atentas às medidas de higienização, não apenas para evitar os casos mais graves, como também para evitar a ‘Covid Longa’. O diagnóstico conhecido como Covid Longa acontece quando o paciente possui sintomas típicos da doença, como fadiga, cansaço crônico, entre outros, por longos meses.

Todos os direitos reservados