Já não é mais segredo para ninguém que o temor do senador Renan Calheiros (MDB) não é apenas a possibilidade de JHC (PL) sair vencedor das urnas na disputa pelo Governo de Alagoas, em 2026. Segundo analistas políticos, o veterano no Senado Federal também tem o receio de que a força política do prefeito de Maceió possa impedir sua reeleição.
Com a reeleição garantida para 2024, segundo as pesquisas de intenção de voto, JHC sai na frente e tem boa aprovação para disputar o governo ou uma das duas vagas no Senado. Porém, os levantamentos mostram que o eleitor tem mais simpatia para que Jota concorra ao Palácio República dos Palmares.
Mesmo que decida disputar o Governo, o apoio de JHC deverá ser decisivo para o eleitor no momento de escolher os dois nomes nas urnas. No seu grupo político, Jota poderá ter como candidatos ao Senado os deputados federais Arthur Lira e Fábio Costa – ambos do Progressistas – e Alfredo Gaspar, do União Brasil.
Vale destacar que Lira já confirmou que irá concorrer ao Senado em 2026. Portanto, o grupo deverá decidir entre Fábio Costa e Alfredo Gaspar para a segunda vaga. Já no grupo político do Palácio República dos Palmares, a prioridade será a reeleição de Renan Calheiros e a segunda vaga deverá ser disputada pelo atual governador, Paulo Dantas (MDB).
|Fonte: AL102