Uma reportagem realizada pelo portal Folha de São Paulo denunciou, nesta semana, o ex-prefeito do município de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote (PP), de fazer “farra” com poços artesianos na cidade.
Segundo a reportagem, que utilizou a Lei de Acesso à Informação, o município tem um de cinco poços perfurados em todo o estado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), cujo coordenador estadual por Alagoas é Arlindo Garrote (Progressistas). A cidade teria recebido 80 poços desde 2020.
“Estrela de Alagoas, a “capital dos poços” em Alagoas, vive um problema grave de escassez hídrica, mas foi privilegiada em relação a diferentes outros municípios do semiárido que não receberam nenhum poço nos últimos anos, nem da Codevasf, nem do Dnocs”, aponta o jornal.
Segundo a reportagem, é possível achar “uma perfuração atrás da outra” no município, com moradores afirmando que o responsável direto pela abundância dos itens é Arlindo Garrote.
O número de poços instalados e perfurados na cidade seria parte de uma “explosão de emendas” no Dnocs, aumentando as perfurações nos últimos anos.
Fonte: AL102