Uma jovem de 25 anos, identificada como Inbar Lieberman, está sendo aclamada como heroína após liderar moradores de um kibbutz situado a apenas um quilômetro da Faixa de Gaza a resistirem aos terroristas durante a recente ofensiva do Hamas contra Israel. Durante o ataque surpresa no último sábado, que envolveu invasões por terra, mar, além de ações com foguetes e paraquedas, Inbar Lieberman se destacou ao coordenar medidas de defesa que resultaram na morte de mais de 20 extremistas do Hamas e impediram um massacre na comunidade de Nir Am.
O kibbutz, composto por apenas 700 habitantes, contava com uma equipe de segurança de apenas 12 membros no momento do ataque. Inbar Lieberman distribuiu armas aos moradores e os orientou a se posicionar estrategicamente pela comunidade. Durante um cerco que durou quatro horas, a jovem liderou os voluntários e pessoalmente eliminou cinco terroristas do Hamas. Seu heroísmo foi elogiado por seus conterrâneos, sendo considerado “decisivo” para evitar um número significativo de vítimas fatais.
Em uma entrevista ao site Israel Hayom, uma moradora local, Ilit Paz, destacou a ação corajosa de Inbar, que, segundo ela, evitou dezenas de vítimas. O jornal Maariv Daily também elogiou a bravura da jovem e enfatizou a necessidade de ela ser condecorada, afirmando que sua história de heroísmo se tornará parte da tradição israelense por gerações. Enquanto Nir Am saiu praticamente ileso do ataque, outras comunidades, como Kfar Aza, enfrentaram tragédias, incluindo a descoberta de cerca de 40 bebês e crianças mortos após o ataque do Hamas, ressaltando a importância das ações corajosas de indivíduos como Inbar Lieberman em tempos de crise.