Um novo golpe vem circulando no país. Ao receber uma ligação, uma voz robotizada informa a vítima que houve uma tentativa de compra, de alto valor, em seu cartão de crédito, e solicita que o cliente confirme se sabe sobre, digitando 1 ou 2 no teclado. Tudo parece certo, porém, se trata de um golpe para acessar dados sensíveis do usuário, como senhas e número do CPF por exemplo.
Segundo o diretor do Comitê de Prevenção de Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, por medida de segurança o usuário nunca deve ligar para um “0800” que tenha recebido via SMS ou WhatsApp, “se tiver alguma dúvida, o cliente deve ligar para os canais oficiais do seu banco ou para o seu gerente”, explica Adriano.
Ele ainda esclarece que apesar de alguns bancos ligarem para confirmar alguma transação suspeita, dados sensíveis não são solicitados. “Desligue se pedirem para digitar senha ou qualquer dado em seu aparelho de telefone. Ao receber uma ligação suspeita, desligue e, de outro telefone, ligue para os canais oficiais do seu banco”, orienta o diretor.