Na Índia, um homem de 24 anos enfrentou uma cirurgia de emergência após sua tentativa de fortalecer seu órgão genital com uma anilha de musculação de três quilos dar terrivelmente errado. O jovem, cuja identidade permaneceu confidencial, inseriu seu membro pelo orifício da placa metálica na busca pelo aprimoramento. Ignorando os sinais de dor e inchaço, ele persistiu em sua série de exercícios. À medida que a agonia e o inchaço se intensificaram, ele finalmente buscou ajuda médica. No hospital, o diagnóstico foi encarceramento peniano, uma emergência médica que pode levar à amputação em casos graves.
O encarceramento peniano, também conhecido como estrangulamento, é uma situação de emergência médica muitas vezes associada a indivíduos com distúrbios mentais ou tentativas de estimulação sexual incomuns.
As pessoas têm usado vários objetos, como fita adesiva, garrafas plásticas, anéis e chaveiros, que resultam em aprisionamento do órgão. Para evitar danos graves aos vasos sanguíneos e tecidos, os médicos devem liberar o membro do objeto constritivo, uma medida que, nos casos mais severos, pode exigir a amputação do pênis.