Gilmar Mendes arquiva inquérito contra Lira sobre kits de robótica

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou o inquérito contra o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) (foto), na investigação sobre a suspeita de desvios em contratos de kits de robótica. Em agosto, o magistrado já havia determinado a anulação de todas as provas que supostamente envolviam o deputado no caso

PUBLICIDADE


Ao anular as provas, Gilmar Mendes seguiu o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ao concordar com a PGR, o ministro entendeu que, como havia indícios da participação de Lira desde o início da apuração, o caso deveria ter começado no próprio STF, onde o presidente da Câmara tem foro.

A decisão foi tomada após a defesa de Lira recorrer ao Supremo pedindo a suspensão da investigação com relação a ele e alegando a nulidade das provas colhidas uma vez que a investigação começou na primeira instância. Ao se manifestar sobre o pedido, a PGR concordou com o pedido da defesa de Lira e defendeu o arquivamento da investigação apenas com relação ao parlamentar.

Todos os direitos reservados