Um caso registrado no final de julho, em Guarujá, no litoral de São Paulo, tem causado comoção na internet. Um menino de 5 anos pisou de mau jeito e, após ter a perna imobilizada, precisou ser internado na capital paulista com gangrena no membro, correndo risco de amputação do pé.
Segundo o jornal A Tribuna, o pequeno Yuri Gabriel estava brincando com o primo quando caiu sobre a perna direita e passou a sentir fortes dores. Ele passou por duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e por um hospital municipal, onde o médico decidiu colocar uma tala na perna do garoto.
A criança ficou apenas quatro dias no hospital municipal. Como havia suspeita de que a perna direita estivesse com problema de circulação de sangue, já que estava fria ao toque, os pais decidiram levar Yuri para o Hospital Israelita Albert Einstein, na cidade de São Paulo. Para conseguir internar o menino na famosa unidade hospitalar, o pai precisou pagar R$ 130 mil antecipadamente, dinheiro que conseguiu em uma vaquinha com ajuda de amigos e familiares.
No Albert Einstein, a equipe médica descobriu que o garoto estava com pneumonia bilateral e, após passar um período entubado, está ligado a uma máquina de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO, na sigla em inglês). Após mais de 40 dias de internação no renomado hospital paulista, a família acumula dívida de R$ 3 milhões.