Uma pesquisa foi realizada pelo Instituto Nacional de Monitoramento e Pesquisa (Inape), entre os dias 04 e 07 de setembro, com 1.050 eleitores de 46 localidades de Mata Grande foram consultados sobre os pré-candidatos à prefeitura. A margem de erro é de 2,92 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Prestes a concluir o segundo mandato como vereador por Maceió, Samyr Malta (PSD) já anunciou que está na pré-candidato a prefeito no município de Mata Grande, sertão alagoano.
Local onde iniciou sua carreira política como vereador por 3 posses, Samyr pode vir a contar com a ajuda do atual prefeito de Mata Grande, Erivaldo Mandú (PTB). Até o momento, Mandú ainda não indicou publicamente nenhum nome, mas com suas boas notas nas pesquisas e seu segundo mandato acabando, é provável que esteja nos seus planos. O que pode impedir que isso aconteça é a possibilidade de outros três nomes, de um parente e dois secretários, serem apontados como possíveis indicações para a sucessão.
Outro nome citado na pesquisa é o de Wallysson Firmo (PTB). Ele e Malta entraram em acordo que a pesquisa até o carnaval de 2024 entre os dois vai definir quem será o candidato oficial de chapa e quem escolherá o vice. Segundo o Inape, Samyr supera o sobrinho de Mandú, Cocada, por 38.6% a 35.5%. Os secretários municipais Fal e Neguinho Benedito também são batidos por 37.1% a 33.7%; e 41.7% a 32.2%.