A cidade de Barra de Santo Antônio, em Alagoas, está oferecendo um novo serviço à sua população: a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, conhecida como CIPTEA. Esse serviço foi implementado para atender a uma demanda crescente da comunidade local e visa identificar de maneira específica aquelas pessoas que receberam o diagnóstico de autismo. A CIPTEA tem como propósito facilitar o acesso a um atendimento integral e prioritário em serviços tanto públicos quanto privados.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, embora seja um documento que identifica aqueles diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), não substitui a apresentação de outros documentos ou requisitos exigidos por lei para acessar serviços ou benefícios específicos. Portanto, sua função é proporcionar um suporte adicional para garantir um atendimento mais adequado às necessidades da pessoa com autismo.
Para solicitar a confecção da CIPTEA, os seguintes documentos são necessários:
– RG e CPF do beneficiário
– RG e CPF do responsável legal
– Laudo médico
– Tipo sanguíneo e fator RH
– Foto 3×4 do beneficiário
– Comprovante de residência
– Telefone de contato
Além disso, são documentos complementares que podem ser apresentados:
– Cartão do SUS
– Número do NIS
– E-mail
O atendimento para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista acontece de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Avenida Pedro Cavalcante, centro da cidade. Essa iniciativa visa oferecer um suporte mais eficiente e inclusivo para as pessoas com o espectro em Barra de Santo Antônio, garantindo que seus direitos e necessidades sejam devidamente atendidos.