Em nove meses de funcionamento, os barcos recolheram mais de 560 toneladas de lixo. Denominado de Ecoboat, o equipamento criado para ampliar a limpeza da lagoa Mundaú, recolhe o lixo descartado de forma irregular no mangue e os objetos que ficam boiando no ecossistema lagunar.
Entre os itens mais recolhidos estão os móveis inservíveis e pneus que são descartados de forma irregular na lagoa. “A gestão tem cuidado bastante do bairro do Vergel e da Lagoa Mundaú. Mas, infelizmente, ainda esbarramos muito na falta de consciência ambiental e, por consequência, o descarte irregular, que acaba indo parar na lagoa”, ressaltou o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), Moacir Teófilo, ao explicar a importância da instalação do equipamento.
Além de atuar na lagoa, a Autarquia iniciou, em maio, as atividades do Ecoboat na orla marítima. Neste período, já foram retiradas cerca de 60 toneladas de lixo da região. “Nossos cuidados se estenderam até a orla da capital. Durante o período chuvoso, muito lixo descartado de forma irregular é carregado pelas águas pluviais através do Salgadinho. Sendo assim, intensificamos esse serviço importante, visando coibir impactos negativos ao meio ambiente, além de manter a limpeza das nossas praias”, completou Teófilo.