O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (18) que um caso da variante EG.5 do coronavírus foi confirmado no estado de São Paulo. A infectada é uma senhora de 71 anos. A paciente está apresentando sintomas desde o dia 30 de julho e já está curada, de acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
Segundo a pasta, ela está com o esquema vacinal completo e apresentou febre, tosse, fadiga e dor de cabeça. Com o novo caso, o ministério voltou a recomendar o uso de máscaras em situações de maior exposição para o grupo de risco e está reforçando a importância da vacina como principal medida de combate à covid-19.
“Desde o fim da emergência, decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio deste ano, ainda se mantém a recomendação para que os grupos de maior risco de agravamento pela doença continuem a seguir as medidas de prevenção e controle não farmacológicas, incluindo o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou aglomerações, além do isolamento de pacientes infectados com o vírus SARS-CoV-2. A recomendação também vale para pessoas com sintomas gripais”, explicou o Ministério da Saúde.
Vale salientar que a OMS informou, na última segunda-feira (14) que foram registrados cerca de 1,5 milhão de novos casos de covid-19 em todo o mundo, entre 10 de julho e 6 de agosto, um aumento de 80% em relação ao período anterior.