Search
Close this search box.
Search

IBGE divulga dados sobre a população quilombola em Alagoas: apenas 2% vivem em territórios demarcados

Nesta quinta-feira (27), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou os resultados da pesquisa Brasil Quilombola, que faz parte do Censo Demográfico de 2022. Os dados revelaram que Alagoas possui a sexta maior população quilombola do país, totalizando 37.722 pessoas. No entanto, somente 691 delas vivem em territórios oficialmente demarcados.

PUBLICIDADE


Esses números posicionam Alagoas como o quinto estado com a maior população quilombola estimada, ficando atrás apenas da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Pernambuco. Vale ressaltar que o critério utilizado pelo IBGE para identificação de quilombolas foi a autoidentificação das pessoas.

Segundo os dados do Censo, somente 2% da população quilombola em Alagoas reside em territórios demarcados, enquanto os outros 98% vivem fora dessas áreas delimitadas. O município de Penedo, situado no Sul de Alagoas, à margem do Rio São Francisco, possui a maior concentração de quilombolas no estado, totalizando 5.280 pessoas, o que representa 9% da população da cidade.

Em contraste, na capital Maceió, apenas 21 pessoas se autoidentificaram como quilombolas, segundo os dados da pesquisa. A situação reflete a disparidade entre as regiões do estado em relação à presença e reconhecimento da população quilombola. Apesar das raízes ancestrais, o número de quilombolas vivendo em União dos Palmares representa menos de 1% da população do município, ou seja, 561 pessoas.

Todos os direitos reservados