A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) abriu as inscrições para o I Workshop Estadual das Leishmanioses, que irá ocorrer nos dias 15 e 16 de agosto, das 9h às 18h, no auditório da Uncisal, no Trapiche, em Maceió. O evento é destinado aos coordenadores de Vigilância Epidemiológica, de Endemias e para os agentes de Combate às Endemias, que devem garantir suas participações de forma online
O I Workshop Estadual das Leishmanioses será realizado por meio da parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Pessoa com Deficiência (SECDEF), e visa debater soluções e atualizações dos serviços frente ao Programa de Vigilância e Controle das Leishmanioses (PCL), fortalecendo o combate à doença no Estado. A leishmaniose, que pode provocar desde lesões na pele a infecções viscerais, que podem levar à morte, é uma doença infecciosa causada por parasitas, que são transmitidos pela picada de insetos chamados de flebotomíneos.
De acordo com o médico veterinário do Programa Estadual de Vigilância e Controle das Zoonoses, Clarício Bugarim, o evento irá proporcionar, além de aprendizado, uma troca de conhecimentos, assim como um momento para compartilhar as realidades locais. “Nosso objetivo é estimular todos os municípios a realizarem, principalmente durante o mês de Agosto, ações com foco no mês de combate e prevenção às leishmanioses. Esse é o segundo ano consecutivo que trabalhamos essa data e contamos com a participação de todos profissionais de saúde que atuam nos 102 municípios”, salientou.
Clarício Bugarim reforçou a importância da prevenção destas doenças infecciosas que afetam seres humanos e animais. “O momento será oportuno para intensificarmos as medidas de combate à doença, que é uma das zoonoses de maior relevância para a saúde pública, uma vez que atinge os seres humanos, animais e sofre interferência do meio ambiente em que vivemos”, esclareceu.