O super esquema de segurança montado para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva deixou a desejar na revista da multidão que compareceu à Esplanada dos Ministérios.
Segundo informação, era possível realizar o trajeto sem passar por um detector de metal. No caminho, havia apenas um cordão de seguranças privados que não realizavam qualquer tipo de revistas. Pessoas portando mal intencionadas poderiam passar tranquilamente.
Na aglomeração da área de shows, houve roubo de celulares um repórter teve seu celular furtado enquanto estava trabalhando no meio da aglomeração. As informações são da coluna de Rodrigo Rangel, do Metrópoles.
O público estimado, apenas na Praça dos Três Poderes, para acompanhar a posse de Lula, foi de 40 mil pessoas. Não houve planejamento para receber os apoiadores e até cano de água foi furado para que as pessoas pudessem tomar água.
Por causa da aglomeração e da alta temperatura, mais de 90 pessoas tiveram que ser socorridas e retiradas do local, segundo o Corpo de Bombeiros. A organização do evento disponibilizou apenas três pontos de água para atender os petistas.Tudo isso mostra uma falha na segurança do evento e em planejamento.