Um tiroteio no centro comercial de Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, chocou a população nesta quarta-feira (19), poucas horas antes da aguardada estreia da Copa do Mundo de futebol feminino. Segundo informações da imprensa local, pelo menos seis pessoas ficaram feridas no incidente e dois mortos. O tiroteio aconteceu próximo ao hotel onde a delegação da Noruega, uma das equipes participantes do torneio, está hospedada. Além disso, a área atingida pelo incidente fica nas proximidades de um Fifa Fan Zone, local destinado aos torcedores para acompanhar os jogos e viver a atmosfera do evento esportivo.
De acordo com informações do jornal RNZ, da Nova Zelândia, três pessoas ficaram seriamente feridas, enquanto outras três estão com lesões menores. Policiais também se feriram e, segundo relatos dos locais, oito tiros foram ouvidos no momento do tumulto. Conforme uma das narrativas apresentadas pelos canais de TV locais, o suspeito seria um operário que foi demitido e, aparentemente, retornou à obra onde costumava trabalhar. As autoridades policiais ainda não confirmaram oficialmente os detalhes sobre o suspeito, mas a imprensa local tem especulado que a motivação por trás do tiroteio pode estar relacionada ao recente desligamento do atirador do local de trabalho.
A tensão se intensifica devido ao fato de que a partida de abertura da Copa do Mundo será realizada justamente em Auckland, onde a seleção anfitriã da Nova Zelândia enfrentará a equipe da Noruega nesta quinta-feira (20). A expectativa e o clima festivo que deveriam anteceder o pontapé inicial do torneio foram abalados pela ocorrência do tiroteio. Com a proximidade do jogo de abertura, as medidas de segurança foram reforçadas tanto na área onde ocorreu o tiroteio quanto nas proximidades do estádio onde a partida será disputada. A polícia e as autoridades responsáveis estão trabalhando em conjunto para garantir que a Copa do Mundo de futebol feminino transcorra sem incidentes e que os torcedores, jogadores e demais envolvidos possam desfrutar do torneio com tranquilidade.