Search
Close this search box.
Search

Eleições em Arapiraca: Luciano Barbosa desponta como favorito sem fortes concorrentes

A um ano das convenções que definirão os candidatos à prefeitura de Arapiraca, a liderança folgada de Luciano Barbosa (MDB) se repete, assim como ocorre com o atual prefeito de Maceió, JHC (PL). Dificilmente um adversário conseguirá ganhar força suficiente para enfrentá-lo com chances reais de vitória. Pouco se sabe até o momento sobre quem será o desafiante de Barbosa, o que resulta em análises políticas que recaem sobre os mesmos personagens das eleições passadas. Mesmo nessa perspectiva, Barbosa está muito à frente dos demais concorrentes no cenário atual.

PUBLICIDADE


Um exemplo é Tarcizo Freire (PP), que em tempos passados enfrentou Luciano como deputado estadual e contava com bons apoios políticos. No entanto, após a derrota para um novo mandato na Assembleia Legislativa, Tarcizo perdeu consistência e enfrentará dificuldades para se candidatar novamente pelo PP, uma vez que Arthur Lira está ao lado do prefeito.

A família Pessoa, por sua vez, desapareceu da política após a derrota de Severino na tentativa de reeleição como deputado federal em 2022. Pouco se vê ou nota sobre a presença ou participação da ex-prefeita Fabiana Pessoa ou de Severino em eventos, sejam eles públicos ou privados. Outro personagem que não obteve sucesso na tentativa de suceder Barbosa foi o vereador Thiago ML (SDD). Envolvido em uma disputa judicial pelo comando da Câmara, que nem mesmo ele seria capaz de explicar, ML tentou se credenciar para o cargo apostando na polarização com o prefeito, mas viu sua estratégia falhar e seu grupo se esvaziar.

Embora um prefeito possa se candidatar à reeleição sem adversários, de acordo com a lei, na política, para além das leis, o termo adequado seria incapacidade. A falta de concorrentes robustos torna Luciano Barbosa o grande favorito para mais um mandato como prefeito de Arapiraca.

Todos os direitos reservados