O número de deputados federais, estaduais e de vereadores tem relação direta com o Censo Demográfico de cada estado. Por isso, de acordo com a última atualização de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há uma possibilidade de que Alagoas sofra uma alteração nas próximas eleições. O Estado pode perder, de início, uma cadeira na Câmara Federal e três na Assembleia Legislativa (ALE).
Conforme as estatísticas, Alagoas foi o que menos cresceu no país. O estado apresentou um crescimento populacional de apenas 0,02%, equivalente a apenas 6.624 pessoas habitantes. Em 2010, data do último censo realizado até então, esse número era de 3.120.887 habitantes. Mesmo assim, ainda há muitas críticas ao Censo, pela realização e execução após falta de recursos. Se os dados prevaleceram, Alagoas perderá uma cadeira na Câmara e três na Assembleia Legislativa. Mudanças também deverão ocorrer nos municípios. A modificação pode impactar também as Assembleias Legislativas, já que o número de deputados estaduais é calculado com base no tamanho das bancadas na Câmara.
No entanto, a cientista política Luciana Santana acredita que a discussão é mais política do que meramente técnica. “Se isto vier a acontecer, será ruim para a classe política, mas não para a população, que terá uma representação na bancada mais equilibrada proporcionalmente à população de cada estado. Mesmo assim, acho muito difícil este tema ser pautado no Congresso Nacional”, ressaltou Luciana.