Search
Close this search box.
Search

Maceió tem aumento de 130% em motoristas que usam celular no trânsito

Usar o telefone enquanto dirige é uma prática que, nos últimos anos, se tornou cada vez mais comum. Em Maceió, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) registrou, até junho deste ano, um aumento de 130% no número de autos de infração em relação ao mesmo período de 2022, foram 6.743 autos, em comparação aos 2.928 do ano passado.

PUBLICIDADE


Wanderson Freitas, assessor de Trânsito do DMTT, avalia que o aumento nas infrações por uso do celular está atrelado à intensificação das fiscalizações nos principais corredores de transportes da capital.  “A prática acarreta na falta de atenção e contribui para acidentes de trânsito, a exemplo de atropelamentos e mortes. Nesse sentido, as ações educativas são voltadas para os diversos públicos, desde crianças até adultos”, explicou.

De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir o veículo segurando ou manuseando telefone celular é considerado uma infração gravíssima com multa no valor de R$293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já os condutores flagrados utilizando fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular cometem infração de natureza média, com multa no valor de R$130,16.

Viviane Farias Pita, subchefe de Controle de Infrações do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), ainda avisa que o uso de mapas e do sistema de posicionamento global (GPS) “também não é permitido, por violar o artigo 252 do CTB”. Apesar do aumento em Maceió, dados do Detran mostram uma redução no número de condutores flagrados usando o celular enquanto dirigem, em Alagoas.

De acordo com o Departamento, houve uma diminuição de 48,8% no número de infrações até junho de 2023, considerando o mesmo período do ano passado. Neste ano, foram 1.051 infrações do tipo, em comparação com as 2.054 situações de flagrante identificadas de janeiro a junho de 2022.

Todos os direitos reservados