20 de fevereiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Bahia confirma dois casos de mpox em 2026 e investiga outras notificações

A Bahia confirmou dois casos de mpox em 2026, segundo atualização divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Ao todo, sete notificações suspeitas foram registradas neste ano e seguem sob investigação.

Um dos casos foi confirmado em Vitória da Conquista. A paciente, que não reside no município, procurou atendimento no Hospital Geral da cidade, permanece em isolamento e apresenta boa evolução clínica. O outro caso é importado e foi diagnosticado em Salvador.

A mpox é uma doença infecciosa zoonótica causada por vírus da mesma família da antiga varíola. A transmissão ocorre principalmente por contato direto com lesões de pessoas infectadas, além de secreções ou objetos contaminados. Os sintomas incluem febre, dores no corpo, cansaço e lesões na pele.

O tratamento é baseado em medidas de suporte, com foco no alívio dos sintomas, já que não há medicamento específico aprovado. Pacientes devem permanecer em isolamento até a completa cicatrização das lesões, o que pode levar de duas a quatro semanas.