O presidente Lula viajou nesta terça-feira (17) para a Índia, onde cumpre agenda entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a convite do primeiro-ministro Narendra Modi.
Na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), Lula participa, em Nova Delhi, da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial (IA). O Ministério das Relações Exteriores informou que, no sábado (21), o presidente será recebido em visita de Estado por Modi. Na reunião, os dois líderes devem tratar dos desafios ao multilateralismo e da necessidade de reforma da governança global, incluindo a ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Após a agenda na Índia, Lula seguirá para a Coreia do Sul, a convite do presidente Lee Jae Myung. Segundo o Palácio do Planalto, nas duas viagens o presidente estará acompanhado de uma comitiva de empresários brasileiros, com foco no fortalecimento das relações comerciais.
Em 2025, o comércio bilateral entre Brasil e Índia superou US$ 15 bilhões. Com a Coreia do Sul, o intercâmbio comercial alcançou US$ 10,8 bilhões.
Fonte: Agência Brasil








