O ASA enfrenta o Murici neste sábado (14), no Estádio José Gomes da Costa, com status de favorito na semifinal do Campeonato Alagoano 2026. O Fantasma vem de quatro finais consecutivas, nas quais bateu na trave diante do CRB. Nesta temporada, o Alvinegro pode chegar à sua 14ª final de Campeonato Alagoano no século XXI. O número só fica atrás do próprio CRB, que soma 16 decisões no período e pode alcançar a 17ª caso supere o maior rival, o CSA, na outra semifinal.
O Fantasma conquistou seis dos sete títulos do Campeonato Alagoano de sua história no século XXI, um retrospecto que chama a atenção pela consistência e evidencia a mudança de patamar do Alvinegro a partir dos anos 2000. Internamente, a semifinal contra o Murici é encarada com seriedade e, principalmente, respeito ao adversário, que tem seu único título estadual, conquistado em 2010, justamente sobre o ASA.
Para o goleiro Cris, sabedoria é a palavra-chave para o confronto. “Estamos dando continuidade à preparação, elevando a concentração e tendo a sabedoria para saber jogar o jogo, porque a decisão não será definida no primeiro duelo. Precisamos ter total consciência disso, já que teremos o segundo jogo em casa, e isso pode fazer toda a diferença”, afirmou o arqueiro alvinegro.
Já o zagueiro Fábio Aguiar destaca a eficiência como fator determinante para superar o adversário. “Estamos nos preparando bem e tive o privilégio de estar em outras semifinais. Sabemos que o Murici é um adversário difícil. Por isso, precisamos entrar fazendo o que temos feito: respeitar o campeonato, respeitar os adversários e buscar mais consistência ofensiva em relação aos outros jogos, sendo eficientes para aproveitar as oportunidades”, ressaltou.
Outro diferencial é a possibilidade de decidir a semifinal em casa, no Fumeirão. Com a melhor campanha, o melhor ataque e a segunda melhor defesa da competição, o ASA aposta na regularidade e no fator casa para buscar a classificação à sua 14ª final no século XXI. A equipe vem de quatro vitórias consecutivas e, sem dúvidas, figura como uma das postulantes ao título alagoano de 2026.
ASA NO SÉCULO XXI
Títulos: 6 (2000, 2001, 2003, 2005, 2009 e 2011)
Vices: 7 (2008, 2010, 2012, 2022, 2023, 2024 e 2025)
Total de finais: 13










