12 de fevereiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

CBF divulga novo regulamento da Copa do Nordeste, que começa em 24 de março

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os detalhes oficiais da Copa do Nordeste 2026, que terá início no dia 25 de março e final marcada para 7 de junho. O torneio contará com 20 clubes, divididos em quatro grupos de cinco equipes, com definição das chaves através de sorteio, ainda sem data confirmada pela entidade.

Esta será a primeira edição do Nordestão após as mudanças no calendário nacional promovidas pela CBF. Uma das principais novidades é a ausência do Bahia, atual campeão da competição. O Tricolor está fora do torneio por estar classificado para a Libertadores 2026, já que o novo regulamento impede a participação de clubes que disputam competições internacionais na mesma temporada.

Formato de disputa

Na primeira fase, os clubes serão divididos nos Grupos A, B, C e D, com confrontos realizados fora da própria chave. As equipes do Grupo A enfrentam as do Grupo B, enquanto os times dos Grupos C e D duelam entre si. A fase inicial será disputada em turno único, com cinco rodadas, e os clubes dos Grupos A e C terão vantagem de mando, realizando três jogos em casa e dois fora.

Ao fim da primeira fase, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogo único. O cruzamento será definido da seguinte forma: 1ºA x 2ºC, 1ºB x 2ºD, 1ºC x 2ºA e 1ºD x 2ºB. A partir das semifinais, os confrontos passam a ser de ida e volta, com a partida decisiva na casa da equipe de melhor campanha.

Datas da competição

A fase de grupos será disputada entre 25 de março e 30 de abril. As quartas de final estão marcadas para os dias 6 ou 7 de maio, enquanto as semifinais acontecem nos dias 20 e 27 de maio. A grande final será disputada em dois jogos, com a ida no dia 3 de junho e a volta no dia 7 de junho, encerrando oficialmente a edição 2026 do torneio.

Clubes participantes

As federações do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe terão dois representantes cada. Já Bahia e Ceará, federações mais bem ranqueadas, contarão com três equipes. Por Alagoas, os representantes serão CRB e ASA.

Lista completa dos clubes:

  • Alagoas: CRB e ASA

  • Bahia: Vitória, Juazeirense e Jacuipense

  • Ceará: Ceará, Fortaleza e Ferroviário

  • Maranhão: Maranhão e Imperatriz

  • Paraíba: Sousa e Botafogo-PB

  • Pernambuco: Sport e Retrô

  • Piauí: Piauí e Fluminense-PI

  • Rio Grande do Norte: ABC e América-RN

  • Sergipe: Itabaiana e Confiança